Metodologia

O Programa Educação com Energia é fundamentado em pesquisas realizadas em dois eixos temáticos: o pedagógico, que está atrelado aos princípios e valores que nos fazem refletir sobre o motivo de trabalhar temas relacionados à eficiência energética; e o de ensino-aprendizagem, que permeia os processos de intervenção que serão utilizados por nossos educadores durante a formação de nossos alunos em sala de aula.

Para isso, propomos a promoção da aprendizagem por meio de uma metodologia que possui a Aprendizagem Baseada em Problemas e o Design Thinking como pilares!

Eixo Pedagógico

O eixo pedagógico refere-se aos princípios e valores que nos fazem refletir sobre o motivo que nos leva a trabalhar com temas relacionados a eficiência energética. Nos baseamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Programa de Eficiência Energética.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Taxonomia de Bloom

Trabalhando com essa metodologia, em soluções de problemas que exigem capacidades intelectuais, espera-se que o aluno organize ou reorganize um problema, reconheça o material necessário e o utilize na situação problemática.

Aprendizagem baseada em problemas

Ao trabalharmos juntos, com essa metodologia, permitimos aos nossos alunos maior percepção sobre a aplicabilidade prática da eficiência energética e do consumo consciente em um mundo real, além de auxiliar para que eles tenham a oportunidade de exercitar a metacognição.

Design Thinking

Por meio das cinco etapas que compreendem esta metodologia (descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução), pretendemos tornar o aprendizado de nossos alunos mais significativo, facilitando a compreensão da temática pelo desenho de processos que utilizam como base um problema comum a todos os eles.