Metodologia

Eixo Curricular

O Educação com Energia é um projeto socioeducacional que auxilia o professor a disseminar a consciência sobre a utilização racional da energia elétrica e o impacto causado no meio ambiente e em nosso cotidiano. Para isso, está organizado a partir de uma série de reflexões e atividades realizadas, suportado por dois eixos temáticos: curricular e metodológico.

O eixo curricular tem como princípio atender as diretivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na unidade temática de “Matéria e energia” e incorporando os preceitos do Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras de energia elétrica Elektro e Coelba, reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que busca disseminar o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos de melhoria de eficiência energética, promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

Eixo Metodológico

No eixo metodológico são disponibilizados para os professores processos de ensino e aprendizagem mediados por metodologias ativas, que visam promover uma aprendizagem significativa, durante todo o percurso formativo e na aplicação das aulas para os alunos, gerando melhores resultados de entendimento e absorção do currículo proposto.

O modelo formativo utiliza principalmente as seguintes metodologias ativas:

Aprendizagem baseada em problemas (ABP) – Esta abordagem permite que os estudantes aprendam por meio de situações reais do dia a dia, o que torna o processo de aprendizado mais significativo. A ABP também trabalha com a ideia de que o professor atue como mediador do conhecimento, provocando os alunos a buscarem as soluções por meio das próprias reflexões.

Design Thinking – utilizado em várias áreas do conhecimento, faz uso de pesquisa, debates e discussões para solucionar problemas de forma criativa e colaborativa. A abordagem possui cinco fases (descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução) e é utilizada neste Projeto como apoio ao desenvolvimento da proposta de solução para a promoção do uso mais eficiente e o combater do desperdício da energia elétrica por professores e alunos.

Estratégias

O projeto Educação com Energia é composto por um percurso de formação contínua de coordenadores pedagógicos e professores na temática de Eficiência Energética, envolvendo: formações presenciais e online de coordenadores pedagógicos, Curso EAD gratuito de Eficiência Energética para professores e alunos, mentorias de acompanhamento dos participantes, além de acompanhamento do desenvolvimento de propostas de solução para a promoção do uso mais eficiente e o combate do desperdício da energia elétrica, voltados para a realidade pessoal, da escola ou da comunidade.

Percurso formativo do Coordenador Pedagógico

Primeiro momento – realização de formação presencial ou online síncrona com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância do projeto e empoderá-los no processo de mobilização dos professores para participação do projeto;
Segundo momento – realização de mentoria para desenvolvimento de um plano de ação de mobilização dos professores;
Terceiro momento – realização de mentoria para apoiar os professores na realização do Curso EAD.

Percurso formativo do Professor

Primeiro momento – participação no Curso EAD de Eficiência Energética contendo os eixos curriculares e metodológicos;
Segundo momento – realização de mentoria para os professores desenvolverem aulas com os alunos;
Terceiro momento – realização de mentoria para os professores desenvolverem as propostas de solução com a temática do curso EAD de Eficiência Energética;
Quarto momento – submissão do projeto pedagógico do professor ao Prêmio Educação com Energia – Professores e seleção dos melhores projetos para premiação.
Premiação final: para 1 (um) Professor e 1 (um) Coordenador Pedagógico da Bahia e 1 (um) Professor e 1 (um) Professor Coordenador de São Paulo. Tanto professor quanto coordenador ganharão 3 mil e duzentos reais em equipamentos eletrônicos.

Percurso formativo do Aluno

Primeiro momento – formação online assíncrona dos alunos na temática de Eficiência Energética e na metodologia de desenvolvimento de projetos;
Segundo momento – desenvolvimento de proposta de solução na temática de Eficiência Energética;
Terceiro momento – submissão da proposta de solução ao Prêmio Educação com Energia – Alunos e seleção das melhores ideias para premiação:
•  Premiação final: concessão de um Vale-presente para cada vencedor no valor de 5 mil reais;
o Categoria Escola Pública – 3 (três) alunos
o Categoria Escola Particular – 1 (um) aluno.
o Categoria Filhos de funcionários das distribuidoras COELBA e ELEKTRO – 1 ( um ) aluno

Ao final da jornada, professores e alunos são estimulados a desenvolver projetos com foco em solucionar problemas locais relacionados ao consumo consciente de energia elétrica e submeterem ao processo seletivo. As ideias mais criativas e inovadoras são reconhecidas no Prêmio Educação com Energia.

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